domingo, 28 de agosto de 2011

1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí encerrada com sucesso

Público aproveita a caixa
interativa da Turma do Papum
Terminou neste sábado, 27, a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí. A mostra teve início quinta-feira na Univali e seguiu na sexta-feira e sábado com apresentações das caixas no Itajaí Shopping. Um seminário para discussões técnicas fechou a programação no SESC. O projeto 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí foi realizado pela Cia. Andante com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals.

“Aqui você interage mais com os artistas e tem acesso a algo que não tem no teatro convencional”, disse a estudante Brenda Fernanda Mauro Faustino, 17, durante as apresentações na manhã deste sábado. Juntamente com a mãe, a estudante apresentou e assistiu ao espetáculo “Os Três Porquinhos e o Lobo Mau”, da Turma do Papum (Florianópolis), realizada numa caixa interativa, na qual o público pôde experimentar as sensações de estar dos dois lados da caixa.
Bia Barbato e sua caixa montada
durante a oficina do projeto

O evento contou com a participação dos grupos Cia. Andante (Itajaí), Cia, Mútua (Itajaí), Pois é...Então ta! (Olinda - PE), Centro de Pesquisas Brasil (Florianópolis), Turma do Papum (Florianópolis), Com a Corda Toda (Rio do Sul), Teatro Lambe-Lambe - Um Espaço Para Olhar (Salvador - BA), Companhia Oani de Teatro (Valparaíso – Chile) e Grupo DEDODEPORRAS (Uruguai). Além disso, alunos das oficinas de Formação em Teatro Lambe-lambe, realizadas em maio dentro deste mesmo projeto, também mostraram os resultados das aulas durante a mostra.

Dentre tantos lambe-lambeiros, como se autodenominam os responsáveis por esta arte, duas pessoas muitos especiais: Ismine Lima e Denise Santos, as criadoras desta linguagem teatral que vieram de Salvador (BA) especialmente para a mostra. “Começamos há mais de 20 anos com uma caixa e passamos a ser convidadas para todos os festivais”, conta Ismine, que completa dizendo “o que inventamos só deu certo porque outras pessoas também acreditaram nesta arte e criou-se uma rede que fortaleceu e identificou o lambe-lambe.”

SEMINÁRIO AVALIOU A MOSTRA E O PANORAMA DO LAMBE-LAMBE

Na tarde de sábado 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe reuniu além de suas criadoras- : Ismine Lima e Denise Santos - participantes e alunos das oficinas, o presidente da Federação Catarinense de Teatro (FECATE) Willian Sieverdt; Roberto Gorgati, professor do Departamento de Artes Cênicas da Udesc; de Marcelo Mello, fomentador do teatro lambe-lambe em Joinville e Marcelo F. de Souza, precursor do teatro lambe-lambe em Santa Catarina.

Foram discutidos pontos técnicos desta linguagem teatral, o incentivo do poder público, a formação de novos profissionais do lambe-lambe e de público para estes espetáculos, assim como, a criação de um circuito de mostras que possibilite a circulação e intercâmbio dos grupos catarinenses. “Gostaria de agradecer a todos que participaram da 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí e a todos que de alguma forma contribuíram para sua realização”, disse Jô Fornari, produtora do evento, afirmando que deste encontro os profissionais do lambe-lambe sairão mais fortalecidos para dar continuidade a seu trabalho levando para milhares de pessoas histórias e sonhos dentro das caixas.
Antes de se despedir, todos puderam provar o Lambe-lambe - prato típico da região, um tipo de risoto com marisco na casca - servido pela Fátima, conhecida cozinheira de Itajaí.
A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Itajaí Shopping, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.

Mais informações:
Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de Itajaí
Assessoria de Imprensa - Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
biaassessoria.blogspot.com

Ismine Lima
Denise Santos


Público no Itajaí Shopping
Seminário no SESC




Seminário no SESC
Lambe-lambe da Fátima

Sandra, Jô e Laércio - Cia. Andante
Organizadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário