terça-feira, 30 de agosto de 2011

Teatro Lambe-lambe? Lambe-Lambe?Alguém lambe alguma coisa?


Compartilhando um carinhoso relato da amiga Gisele katopodis sobre o teatro lambe-lambe:


“Teatro Lambe-lambe? Lambe-Lambe?Alguém lambe alguma coisa?

A caixa nos lambe, lambemos a caixa, boquiabertos com aquele espetáculo diminuto, mas tão grande ao alcançar-nos os sentimentos profundos. Não dá para ficar indiferente ao teatro lambe-lambe. Sabem quando lambemos os beiços por prazer, pela memória de algo delicioso? Foi assim quando estive presente na 1a. Mostra de Teatro Lambe-Lambe de Joinville.

Meti os olhos pelo buraco. Quem já não espiou pelo buraco da fechadura? Já começou por aí: espiando. Mas não é um espiar proibido, nem um espiar imbecil de “Big Brother”. Era um espiar gentil, um espiar-convite do artista para que entrassemos em seu mundo de fantasia, símbolos, mensagens, um convite a refletir ou apenas a curtir. E quanta delicadeza! Quanta arte naquele caixote!

Ah, o tocante universo das caixas!

Mas Lambe-Lambe é mais do que Pandora. Pois ali, a contação de história, mais do que ouvíamos, mais do que víamos, mais do que todo talento do ator em construir  cenários em miniatura, com efeitos sonoplásticos e de iluminação – até um palco giratório! de um verdadeiro jogo de cena, singelo, criativo, mais do que tudo isso, o teatro Lambe-Lambe traz a magia cênica da linguagem através das MÃOS!
As mãos, querendo ser invisíveis, eram visíveis em sua existência maior: são as mãos que dão vida aos bonecos, às dobraduras, a uma vassourinha, ao homem e ao animal, que dão movimento, ritmo, peso ou leveza. Mãos que acariciam, mãos que fazem amor, como em “Maria do Cais”, mãos miseráveis que arrastam a morte mas que também encontram a vida, como em “Baldio” e mãos que elevam e alcançam a Iluminação, como em “A Iluminação”.
As mãos são a essência do Teatro Lambe-Lambe.

E não lambemos os dedos para não desperdiçar o restinho de massa que fica na forma?
Com as minhas mãos em reverência, agradeço a todos estes artistas que nutriram minha Alma.
 

domingo, 28 de agosto de 2011

1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí encerrada com sucesso

Público aproveita a caixa
interativa da Turma do Papum
Terminou neste sábado, 27, a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí. A mostra teve início quinta-feira na Univali e seguiu na sexta-feira e sábado com apresentações das caixas no Itajaí Shopping. Um seminário para discussões técnicas fechou a programação no SESC. O projeto 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí foi realizado pela Cia. Andante com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals.

“Aqui você interage mais com os artistas e tem acesso a algo que não tem no teatro convencional”, disse a estudante Brenda Fernanda Mauro Faustino, 17, durante as apresentações na manhã deste sábado. Juntamente com a mãe, a estudante apresentou e assistiu ao espetáculo “Os Três Porquinhos e o Lobo Mau”, da Turma do Papum (Florianópolis), realizada numa caixa interativa, na qual o público pôde experimentar as sensações de estar dos dois lados da caixa.
Bia Barbato e sua caixa montada
durante a oficina do projeto

O evento contou com a participação dos grupos Cia. Andante (Itajaí), Cia, Mútua (Itajaí), Pois é...Então ta! (Olinda - PE), Centro de Pesquisas Brasil (Florianópolis), Turma do Papum (Florianópolis), Com a Corda Toda (Rio do Sul), Teatro Lambe-Lambe - Um Espaço Para Olhar (Salvador - BA), Companhia Oani de Teatro (Valparaíso – Chile) e Grupo DEDODEPORRAS (Uruguai). Além disso, alunos das oficinas de Formação em Teatro Lambe-lambe, realizadas em maio dentro deste mesmo projeto, também mostraram os resultados das aulas durante a mostra.

Dentre tantos lambe-lambeiros, como se autodenominam os responsáveis por esta arte, duas pessoas muitos especiais: Ismine Lima e Denise Santos, as criadoras desta linguagem teatral que vieram de Salvador (BA) especialmente para a mostra. “Começamos há mais de 20 anos com uma caixa e passamos a ser convidadas para todos os festivais”, conta Ismine, que completa dizendo “o que inventamos só deu certo porque outras pessoas também acreditaram nesta arte e criou-se uma rede que fortaleceu e identificou o lambe-lambe.”

SEMINÁRIO AVALIOU A MOSTRA E O PANORAMA DO LAMBE-LAMBE

Na tarde de sábado 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe reuniu além de suas criadoras- : Ismine Lima e Denise Santos - participantes e alunos das oficinas, o presidente da Federação Catarinense de Teatro (FECATE) Willian Sieverdt; Roberto Gorgati, professor do Departamento de Artes Cênicas da Udesc; de Marcelo Mello, fomentador do teatro lambe-lambe em Joinville e Marcelo F. de Souza, precursor do teatro lambe-lambe em Santa Catarina.

Foram discutidos pontos técnicos desta linguagem teatral, o incentivo do poder público, a formação de novos profissionais do lambe-lambe e de público para estes espetáculos, assim como, a criação de um circuito de mostras que possibilite a circulação e intercâmbio dos grupos catarinenses. “Gostaria de agradecer a todos que participaram da 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí e a todos que de alguma forma contribuíram para sua realização”, disse Jô Fornari, produtora do evento, afirmando que deste encontro os profissionais do lambe-lambe sairão mais fortalecidos para dar continuidade a seu trabalho levando para milhares de pessoas histórias e sonhos dentro das caixas.
Antes de se despedir, todos puderam provar o Lambe-lambe - prato típico da região, um tipo de risoto com marisco na casca - servido pela Fátima, conhecida cozinheira de Itajaí.
A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Itajaí Shopping, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.

Mais informações:
Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de Itajaí
Assessoria de Imprensa - Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
biaassessoria.blogspot.com

Ismine Lima
Denise Santos


Público no Itajaí Shopping
Seminário no SESC




Seminário no SESC
Lambe-lambe da Fátima

Sandra, Jô e Laércio - Cia. Andante
Organizadores


sábado, 27 de agosto de 2011

Seminário encerra programação da 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí

Apresentações do segundo
dia no Itajaí Shopping
Para encerrar a programação da 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí, que teve início na última quinta-feira (25), a Cia. Andante Produções Artísticas promove neste sábado (27) o 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe, a partir das 15 horas no SESC (Avenida Cel. Marcos Konder, 496, Centro). Pela manhã, as peças de lambe-lambe serão apresentadas na Rua Hercílio Luz – Centro e em caso de chuva serão transferidas para o Itajaí Shopping.

“Vamos aproveitar a presença de grandes nomes desta linguagem teatral para discutir especificidades técnicas e poéticas”, explica Jô Fornari, produtora do evento. O seminário é direcionado aos profissionais do lambe-lambe, mas interessados em ingressar nesta arte também são convidados a participar.

Um dos pontos altos do Seminário será a presença das bonequeiras Ismine Lima e Denise Santos, ambas de Salvador (BA), que criaram a linguagem lambe-lambe em 1989. Esta modalidade ganhou força em todo país, especialmente no cenário teatral catarinense, e atualmente profissionais do estado já se destacam neste panorama, como Roberto Gorgati (professor da UDESC), Willian Siewert, Marcelo F. de Souza e Marcelo Mello, que também participarão do seminário.

Teatro lambe-lambe são apresentações de teatro de formas animadas com bonecos e cenário em miniatura dentro de uma caixa. As peças de curta duração são apresentadas para um espectador por vez e o formato lembra o das antigas câmeras fotográficas que eram montadas em praças brasileiras, principalmente nas décadas de 1940 a 1960. Cerca de 20 caixas de grupos do Brasil, Chile e Uruguai participam da mostra. 

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Itajaí Shopping, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.


PROGRAMAÇÃO PARA ESTE SÁBADO (27/08)Local: Calçadão da Hercílio Luz – Centro/ Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 10h às 12h
Ingresso: Gratuito
15 horas: 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe
Local: SESC Itajaí 


Mais informações:
Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de ItajaíAssessoria de Imprensa - Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
biaassessoria.blogspot.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mostra de Lambe-lambe aberta com sucesso na Univali

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí foi aberta na tarde desta quinta-feira (25) na Univali. As caixas foram montadas em frente à Biblioteca Central e reuniram centenas de espectadores que passavam pelo local. A programação segue nesta sexta-feira, com apresentações na Praça da Igreja Matriz, das 16 às 18 horas. Em caso de chuva, as apresentações serão no Itajaí Shopping. Todos os espetáculos são gratuitos.

"Ficamos muito felizes com os resultados do primeiro dia. A universidade é um local que respira cultura e acredito que foi um ótimo lugar para dar início as atividades da mostra", avaliou Jô Fornari, produtora do evento.

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí termina neste sábado (27) com o 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe, a partir das 15 horas no SESC (Avenida Cel. Marcos Konder, 496, Centro).



PROGRAMAÇÃO PARA ESTE SÁBADO (27/08)
Local: Calçadão da Hercílio Luz – Centro/ Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 10h às 12h
Ingresso: Gratuito

15 horas: 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe
Local: SESC Itajaí 


CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DA UNIVALI NAS FOTOS DE CAMILA GONÇALVES, DO PORTAL DE ARTE E CULTURA DA UNIVALI.






  



A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Itajaí Shopping, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.

Mais informações:
Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de Itajaí
Assessoria de Imprensa - Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
biaassessoria.blogspot.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tudo pronto para a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí

A Cia. Andante Produções Artísticas promove nos dias 25, 26 e 27 de agosto a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí.  As peças de curta duração são apresentadas para um espectador por vez e o formato lembra o das antigas câmeras fotográficas que eram montadas em praças brasileiras, principalmente nas décadas de 1940 a 1960. Cerca de 20 caixas de grupos do Brasil, Chile e Uruguai participam da mostra.  



Confira a programação:

25/08/2011- QUINTA-FEIRALocal: Univali
Horário: 17h às 19h
Ingresso: Gratuito

26/08/2011 - SEXTA-FEIRALocal: Praça da Igreja Matriz – Centro/ Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 16h às 18h
Ingresso: Gratuito

27/08/2011 - SÁBADOLocal: Calçadão da Hercílio Luz – Centro/  Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 10h às 12h
Ingresso: Gratuito

15 horas: 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe
Local: SESC Itajaí 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lambe-lambe também estará presente no II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha

A Cia. Andante – que se prepara para a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí (dias 25,26 e 27 de agosto) – também marcará presença no II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, nesta sexta-feira, 19, a partir das 19 horas, no hall do Teatro Municipal de Itajaí.

A tenda Espia só! – que será montada no hall do Municipal – apresentará três peças simultâneas de três minutos de duração nas caixas de lambe-lambe, onde apenas um espectador por vez assiste a apresentação.

As peças são: Baldio - que conta a saga de dois homens numa noite escura e sombria. Uma história de quem não sabe o que fazer, mas mesmo assim o faz; A Iluminação - uma história zen sobre um discípulo relaxado e um mestre surpreso, e Maria do Cais - mulher poesia, mulher do porto. Cais dos amantes, dos perdidos. Os roteiros são de autoria da Cia. Andante e a direção das cenas é de Marcelo F. de Souza.  

O II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha acontece em Itajaí até 21 de agosto de 2011 e conta com mostras local e nacional. Mais informações: http://www.teatromunicipalitajai.blogspot.com .


Serviço
Espetáculo: Espia Só! Intervenção de Teatro lambe-lambe no II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha
Local: Hall do Teatro Municipal de Itajaí
Data: 19/08 - sexta-feira
Hora: 19h
Duração: apresentações de três minutos simultâneas durante uma hora
Classificação etária: Baldio – 16 anos
                                     A Iluminação – livre
                                     Maria do Cais – 16 anos
Entrada Gratuita: este espetáculo acontecerá no hall do teatro, não havendo necessidade de apresentar ingresso.

Assessoria de Imprensa
 Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Teatro Lambe-lambe vai tomar conta das ruas de Itajaí

Pois é... então tá!
Inspirado nas antigas câmeras fotográficas, apresentações individuais e de curta duração prometem encantar o público

A Cia. Andante Produções Artísticas promove nos dias 25, 26 e 27 de agosto a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí.  Teatro lambe-lambe são apresentações de teatro de formas animadas com bonecos e cenário em miniatura dentro de uma caixa. As peças de curta duração são apresentadas para um espectador por vez e o formato lembra o das antigas câmeras fotográficas que eram montadas em praças brasileiras, principalmente nas décadas de 1940 a 1960. Cerca de 20 caixas de grupos do Brasil, Chile e Uruguai participam da mostra.  
As apresentações serão todas gratuitas e começam na quinta-feira (25) em frente à Biblioteca Central da Univali, das 17 às 19 horas. Na sexta-feira (26), os “caixeiros” vão mostrar sua arte na praça em frente à Igreja Matriz de Itajaí, das 16 às 18 horas.
Dedo de Porras
Já no sábado (27) pela manhã, as apresentações acontecem no Calçadão da Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, das 10h às 12 horas. Em caso de chuva as apresentações da praça da Matriz e da Hercílio Luz serão transferidas para os corredores do Itajaí Shopping. As informações e fotos dos grupos participantes podem ser conferidas no blog do projeto: http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/ .
 Já no sábado à tarde, a partir das 15 horas, o 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe encerra oficialmente a mostra, no SESC Itajaí.
O interessante deste formato é que os espetáculos exigem uma estrutura mínima, o que facilita o acesso do teatro ao público.  “Já os atores, os manipuladores dos bonecos, precisam se superar a cada apresentação e proporcionar ao seu único espectador um espetáculo apenas com os recursos disponíveis naquele pequeno universo”, conta Jô Fornari, produtora do evento e integrante da Cia Andante.
A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí faz parte de um projeto mais amplo, aprovado em 2011 pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí. Já foram realizadas atividades nos meses de maio e julho com as oficinas de Montagem de Teatro Lambe-lambe e Oficina de construção de caixas lambe-lambe. “Nossa intenção é incluir caixas montadas por alunos destas oficinas na mostra , fomentar esta  linguagem  na cidade e possibilitar a criação de novos caixeiros”, completa Jô.
Seminário vai discutir a linguagem lambe-lambe
Para encerrar a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí, a Cia. Andante programou um seminário no SESC Itajaí, a partir das 15 horas de sábado (27). “Vamos aproveitar a presença de grandes nomes desta linguagem teatral para discutir especificidades técnicas e poéticas”, explica Jô Fornari. O seminário é direcionado aos profissionais do lambe-lambe, mas interessados em ingressar nesta arte também são convidados a participar.
O teatro lambe-lambe surgiu no Brasil a pouco mais de 20 anos e as criadoras desta linguagem, Ismine Lima e Denise Santos, além de Roberto Gorgati (professor da UDESC) , Willian Siewert, Marcelo F. de Souza e Marcelo Mello,   participarão do seminário.
A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
25/08/2011- QUINTA-FEIRALocal: Univali
Horário: 17h às 19h
Ingresso: Gratuito
26/08/2011 - SEXTA-FEIRALocal: Praça da Igreja Matriz – Centro/ Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 16h às 18h
Ingresso: Gratuito
27/08/2011 - SÁBADOLocal: Calçadão da Hercílio Luz – Centro/  Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 10h às 12h
Ingresso: Gratuito

15 horas: 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe
Local: SESC Itajaí 


Mais informações:
Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de Itajaí
Assessoria de Imprensa - Fabricia Prado
Fone: (47) 8408-1714
biapradosc@gmail.com
biaassessoria.blogspot.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conheça os participantes da 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí, que será realizada dias 25,26 e 27 de agosto, vai reunir grupos de lambe-lambe de diversas cidades catarinenses, além de grupos de Olinda (PE), Salvador (BA), do Chile e Uruguai. Para que você conheça melhor estes grupos e as caixas que serão montadas em Itajaí disponibilizamos na sessão "Participantes da Mostra" no menu do lado direito deste blog, mais informações destes colaboradores.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Univali e SESC.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

1ª Mostra de Teatro lambe-lambe de Itajaí

Dias 25,26 e 27 de agosto


Espetáculos locais, estaduais, nacionais e internacionais com os grupos: 
Cia andante, Cia Mútua, Centro de pesquisas Brasil, Turma do Papum,
 Pois é...Então tá!, Um espaço para olhar, Com a corda toda, Dedos de Porras
e Cia Oani;

Presença das criadoras do Teatro lambe-lambe,  Ismine Lima e Denise Santos

1º Seminário de Teatro lambe-lambe














Programação: 

 Dia 25 – quinta feira

17h às 19h: apresentação dos espetáculos na Univali –  Biblioteca Central  

Dia 26 – sexta-feira 

16h às 18h: apresentação dos espetáculos na Praça da Igreja Matriz
Em caso de tempo instável no  Itajaí Shopping

Dia 27 - sábado 

10h às 12h: apresentação dos espetáculos no Calçadão Hercílio Luz
Em caso de tempo instável no  Itajaí Shopping

15 h: 1º Seminário sobre  teatro lambe-lambe - SESC
Convidados: Roberto Gorgati, Willian Siewert, Marcelo F. de Souza, Marcelo Mello, Ismine Lima e Denise Santos (criadoras do teatro lambe-lambe)
- Abertura oficial do LAMBDA (Coletivo de pesquisa e fomento do teatro lambe-lambe)

  
Será uma grande celebração do teatro em miniatura, congregando vários lambe-lambeiros, invadindo ruas e praças, espalhando um mundo de sensações que, nas palavras de Ismine Lima, são “...para quem tem paciência e sorte. Paciência para esperar a sua hora e sorte por tê-lo encontrado em algum momento.”

Venha viver essa arte!!!!


O evento foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo a cultura de Itajaí, patrocinado pela  APM Terminals, apoio do Projeto Sala Verde, Univali, Itajaí Shopping e SESC.

Informações:47 33442664 begin_of_the_skype_highlighting            47 33442664      end_of_the_skype_highlighting ::  479624 6790 begin_of_the_skype_highlighting            479624 6790      end_of_the_skype_highlighting :: ciandante@gmail.com